domingo, 16 de outubro de 2011

Crie sua própria rádio no SHOUTcast do Winamp




Quer fazer parte da lista de rádios que o Shoutcast Radio do Winamp oferece? Quer que seu amigo que mora em outra cidade ouça o que você está ouvindo no momento? Você precisa baixar, instalar e configurar dois programinhas bem leves de forma bem fácil. É só seguir os passos abaixo. Lembrando que você precisa ter o tocador Winamp instalado.
  1. Baixando - SHOUTcast Server e SHOUTcast DSP Plugin
  2. Instalando - (instale com o Winamp fechado)
    SHOUTcast Server - instale normalmente em qualquer pasta. Deixe desmarcada a opção Server (Console Version).
    SHOUTcast DSP Plugin - instale no diretório onde está o Winamp.
  3. Configurando -
    SHOUTcast Server - vá para a pasta onde instalou e abra o arquivo sc_serv.exe. Clique em Edit Config e um arquivo de texto em bloco de notas será aberto. Procure por MaxUser=32 (use CTRL+F pra facilitar) e coloque o número máximo de usuários que poderão ouvir sua rádio (Ex: MaxUser=5). Procure por Password=changeme e escolha uma senha para sua rádio (Ex: Password=12345). Salve e feche o arquivo. Clique em Kill Server para desligar o servidor por enquanto.
    SHOUTcast DSP Plugin - abra o Winamp e aperte ALT+S ou CTRL+P para abrir as Opções do Winamp. Nos menus à esquerda, clique em DSP/Effect em Plug-Ins. Selecione Nullsoft SHOUTcast Source DSP e clique em Configure active plug-in. Na janela do SHOUTcast Source clique em Output, deixe marcado Output 1, em Connection > Address coloque localhost e na port coloque 8000. Coloque sua senha no password e deixe selecionado Automatic Reconnection on Connection Failure. Em YellowPages e em Description coloque o nome da sua rádio e em Genre escolha o gênero da mesma. A aba Encoder é qualidade de som. A aba Input (entrada) permite que você utilize o microfone durante a transmissão.
  4. Sua rádio no ar - sua rádio somente estará no ar se você tiver com Winamp aberto, o plugin selecionado e conectado, o Server aberto e uma música tocando. Abra o Winamp, abra o servidor sc_serv.exe, selecione o plugin (como no item 3) e clique em Connect em Output. Se o número aonde diz "Sent Bytes" está aumentando, parabéns, sua rádio está no ar! Agora é só esperar os primeiros ouvintes. A música que você está ouvindo, não importa a qualidade, será emitida aos ouvintes na qualidade que você escolheu em Encoder. Quanto maior o número de ouvintes conectados e a qualidade do bitrate, maior a probabilidade de causar falhas de transmissão. Se você parar de ouvir música, sua rádio fica silenciosa. Se você fechar a conexão, seua rádio sai fora do ar até você repetir os passos acima para voltar a funcionar.
  5. Divulgando - existem duas formas práticas de divulgar sua rádio aos amigos. A primeira é pedir pra ele abrir o Shoutcast Radio do Winamp e procurar pela rádio. A segunda é acessar um endereço de internet no navegador, o endereço fica assim: http://seunumerodeip:8000 (Ex: http://198.4.191.45:8000). Você precisa descobrir seu IP primeiro, uma das formas é clicar no ícone de conexão perto do reloginho do Windows e outra forma é acessar www.whatismyip.com. Ao acessar essa página, aparecerá detalhes da rádio como o nome, música que está tocando, histórico de músicas, etc, e o principal: um link para ouvi-la. Se a página não foi encontrada, a rádio está temporariamente fora do ar.
Minha rádio - eu segui os passos acima e minha rádio está configurada. Procure por "Weekale" no Shoutcast Radio ou acesse: http://189.4.109.111:8000. Lembrando que se estiver fora do ar eu não estou conectado no momento, você poderá tentar mais tarde. Ou ainda eu posso ter mudado meu IP.

Fonte: Baixaki

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Faça uploads de seus arquivos aqui!!!