sexta-feira, 30 de abril de 2010

Dicas sobre Resfriamento do seu micro



Dicas sobre coolers:

Tamanho: geralmente quanto maior som mais grave, menos barulho, maior refrigeração(sem levar em conta rotação). Menores - mais adaptaveis, melhor fluxo de ar, maiores rotações para compensar, menor gasto de energia. Ex.: coolers de chipset e placa de video.

Velocidade: Nem sempre quanto mais rapido melhor. Há coolers com problema de STOOL de rotação - rotação muito alta que dificulta passagem do ar. Quanto maior rotação(5000 r.p.m., 4000 r.p.m.) maior o barulho que ele gera. É possivel diminuir a rotação dos coolers através de várias maneiras. Ex.: adição de um resistor no fio do cooler, adicao de um resistor variavel para controle da velocidade do cooler, controle feito pela bios/software através da porta chassis fan da placa mãe, kits controladores de velocidade do cooler, etc.

Voltagem: a maioria dos coolers para computador são de 12v. Há coolers antigos de 5v e a coolers especiais usados em refrigeração de amplificadores de som de 110v ou 220v que podem ser adaptados(porém não aconselhavel devido ao campo magnetico).

Material: há coolers de aluminio, plastico, ligas leve, etc. Os de plastico geralmente são mais silenciosos, porem isto nao é regra. Coolers de metal sao mais caros usados apenas em casemod.

Dicas sobre física e circulação de ar:

Simples: ar quente sobe e ar frio desce. O que isso implica? Distribuição dos coolers pelo gabinete devem obedecer esta regra. Ex.: Posicionar coolers de entrada de ar na parte inferior/posterior do gabinete e coolers de retirada de ar na parta traseira/superior do gabinete. Coolers na tampa do gabinete devem jogar ar frio externo sobre o processador e/ou chipset. Não devem existir apenas coolers de retirada de ar sem haver uma entrada efetiva assim como o inverso.

Dicas sobre ruído:

Coolers com maior rotação geram maior ruido. Coolers com maior diametro geram ruidos mais graves(contrario de agudo) que incomodam menos. Então, quando a enfase é em menos barulho, deve-se usar coolers grandes de baixa rotação, bem distruibuidos e com velocidade controlada automaticamente pela bios caso haja essa opcao.

Dicas sobre poeira:

Como todo cooler serve também como aspirador de pó, a poeira aumenta no interior do gabinete, levando-se a uma necessidade de limpeza interna do mesmo a cada 3 meses no máximo.
PULO DO GATO: para evitar problemas com poeira que podem danificar tanto os coolers quanto os componentes, improvise um filtro de poeira utilizando-se tecido de caixa de som colado com cola bastão nas aberturas maiores do gabinete. Eu nunca vi esta dica em outro lugar, estou testando aqui no olhômetro e obtive ótimos resultados!!! Pode ser comprado no metro(nao precisa tanto é claro) em lojas especializadas em recondicionar caixas de som e auto-falantes. Sim, é um pouco caro(25 reais o metro aqui) mas compensa, lembrando que você só precisa uma tira de 20cm no máximo.

Dicas sobre voltagens:

Coolers de computador geralmente funcionam em 12volts(fio fase amarelo e neutro preto) da fonte. Os que tem 3 pinos devem ser ligados a placa mãe ou ligados apenas o fase e o terra na fonte diretamente caso não tenha entradas na placa mãe. Para isso teste quais fios fazem o cooler rodar numa fonte externa de preferencia(adaptador de tomada 12v) lembrando que a ordem dos fios influencia!!!

A ligação em 5v (fio fase vermelho e neutro preto) pode ser feita com intuito de diminuir velocidade/barulho do cooler, porem perdendo a eficiencia total do mesmo.

Dicas sobre pasta térmica:

Pasta térmica: pasta branca ou prata(se houver outras cores favor citarem) que serve para suavizar o encaixe de peças para haver total contato entre as mesmas a fim de transferir melhor o calor. NÃO HÁ NECESSIDADE DE MUITA PASTA!!! Use apenas o suficiente para cobrir toda camada sem sobrar do die dos chips(chipset, chip de memoria, processador, transistores...). Espalhe uniformemente de forma que não haja espaco sem pasta. Pastas térmicas melhores influenciam: ex. pasta de ceramica(baixa transferencia eletrica) e pasta de metais como prata(alta transferencia de calor).


Dicas sobre casemode para overclock:

Boa dica para casemoders é a utilização daquelas baias que controlam a velocidade dos coolers externamente, pois na hora de jogar você pode aumentar ao máximo o cooler instantaneamente e na hora de dormir(eu durmo com meu pc ligado) você poderá reduzir caso não haja forte processamento neste periodo. Há também possibilidade, como citado antes, de por resistores variaveis para controle manual(sendo bem mais barato, porém tem que estudar um pouco para saber qual o certo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Faça uploads de seus arquivos aqui!!!